terça-feira, fevereiro 06, 2007

 

Conheça Os Gianoukas Papoulas



Houve uma época no Rock nacional em que ser pop não era pejorativo... Foi em meados dos anos 80, quando aconteceu a efervescência de bandas que disputavam espaço nas rádios FM e nos programas de auditório da TV.
Depois disso, o termo "Pop" ganhou outra conotação, e passou a representar um estilo musical descartável, com artistas expostos à exaustão na mídia durante um curto período de tempo e que depois caiam no esquecimento.
Pois hoje em dia ainda há grupos que fazem um Pop Rock de grande qualidade, sofisticado e inteligente. Os paulistanos do Gianoukas Papoulas poderiam até serem contextualizados naquela safra de bandas oitentistas, onde provavelmente teriam alguma projeção, mas surgiram apenas na metade da década seguinte, fazendo música que, após algumas audições, a gente não consegue tirá-las da cabeça e fica a pergunta que não quer calar: Porque as rádios não tocam essas músicas?
O CD Panorâmica não chegou a ser lançado, foi gravado em 2004 e somente foi disponibilizado para download no site da banda em 2006, com direito ao encarte e o escambau. Somente isso seria o suficiente para simpatizar com a banda, mas tem muito mais...São 14 excelentes faixas, que revelam uma banda madura, com um belos arranjos, instrumental seguro e qualidade autoral muito acima da média.
"Nada na cabeça" tem uma melodia que de cara me fez associá-los aos Beatles, certamente uma das muitas influências da banda.
"Igual" começa com um riff de guitarra que me lembra as coisas mais alegrinhas dos Pixies, como Here comes your man ou The holiday song, enquanto um descrente em tudo despeja todo seu niilismo: "Os erros não ensinam, vitórias não empolgam, Pancadas não consertam, afagos não consolam" e por aí vai...
"Ela se foi" poderia ter sido gravada pelo Ira!, na minha opinião, tem alguma semelhança com "Tolices", mas trata sobre a partilha de bens que um casal faz no final do relacionamento e os sentimentos que restam depois disso.
Já em "Godzilla" os Gianoukas pegam pesado e mostram seu lado mais Hard Rock, com bateria forte e quebrada, guitarras cheias de groove e distorção, baixo marcante e boa presença de teclados, que enriquecem os arranjos na maioria das músicas.
Uma certa dose de psicodelia e de folk rock estão presentes em algumas faixas, como "Na sala de justiça" e "Outra terça", que fecham o trabalho com chave de ouro.
Não é por acaso que Panorâmica está encabeçando a lista dos melhores álbuns de 2006 no site Senhor F, especializado em música independente. E o melhor de tudo é que está lá no site da banda, é só baixar e começar a curtir: www.gianoukaspapoulas.com.br

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?