quinta-feira, agosto 09, 2007

 

Bandas novas? Não ouço, não vejo, não comento...

Um fenômeno me chama a atenção há alguns anos. A fobia que muitas pessoas têm em relação aos novos artistas do meio musical.

Talvez por saudosismo, muitas pessoas prefiram ficar prisioneiras do passado e ouvir apenas aquilo que já conhecem e menosprezam, sem ao menos se dar ao trabalho de conhecer, o que vem sendo produzido de bom na atualidade.

Hoje em dia, a facilidade com que as bandas tem de gravar e divulgar seus trabalhos via internet, softwares de compartilhamento de MP3, possibilitaram a profusão de inúmeros grupos que surgiram, sem precedentes na história, deixando o público meio desorientado em meio a tantas novidades e com pouco referencial.

Para manter-se atualizado nesse meio é necessária muita pesquisa para poder separar o joio do trigo, pois são muitos estilos e sub-estilos, sendo que nem tudo pode agradar a quem procura algo instigante em meio à tamanha diversidade.

Mas esse fenômeno da “Neofobia” não começou a ocorrer recentemente. Recordo que nos anos 80, quando houve uma efervescência de bandas nacionais e internacionais, muitos tradicionalistas torceram o nariz para grupos que vieram a se consagrar apenas anos mais tarde.

Lembro perfeitamente de como os novatos que surgiam naquela época eram considerados inexpressivos se comparados aos nomes de peso do passado, como Led Zeppelin, Queen e AC/DC, que são bandas incomparáveis, pois os clássicos jamais serão superados.

Mas a questão é que o rock se renova a cada geração, a linguagem muda e sempre haverá novas bandas que irão marcar época e entrar para a história, apenas o tempo pode comprovar isso, assim como o tempo também faz com que ótimos grupos caiam no esquecimento e sejam injustiçados, infelizmente é a dura realidade.

Independentemente de superarem ou não seus antecessores do mundo do rock, nada impede que os novos sejam ouvidos e tenham ou não o seu merecido reconhecimento durante a sua existência. Que os detratores de hoje não venham daqui a uma década descobrir que aquela banda da atualidade era genial, pois provavelmente ela não existirá mais e eles perderam a chance de assisti-la ao vivo, tendo de se contentar com registros em velhos CDs e imaginar como seria bom ter visto um show e talvez até conhecido pessoalmente seus “novos” ídolos. Isso sim seria lamentável.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?