sexta-feira, outubro 26, 2007

 

Mika - Life in cartoon motion


It’s only pop music. But I like it!

Foi assistindo a um especial na TV do V Festival, que aconteceu em agosto, no Hylands Park, em Chelmsford, Inglaterra, que eu conheci o Mika (pronuncia-se Míca mesmo), um artista que eu até então desconhecia a existência.

Ele apareceu em meio a outras atrações bacanas, como, The Fratellis, Kasabian, Snow Patrol e o que mais me chamou a atenção, foi a reação do público diante de sua contagiante apresentação.

Fiquei pensando como que é que pode um cantor capaz de fazer com que milhares de pessoas cantem juntas com tanto entusiasmo suas músicas, já ser um enorme sucesso no Reino Unido e não passar de um ilustre desconhecido por aqui?

Confesso que não é o tipo de música que eu costumo ouvir, ainda mais porque na minha opinião, há muito tempo a música Pop não apresenta nada interessante, apenas grupos “montados” por gravadoras para aumentar seu faturamento, e que vendem muito mais pela aparência de seus integrantes do que propriamente pela música.

Mas com o Mika eu vi que era diferente. Havia um cara talentoso ali. Movido pela curiosidade fui atrás de seu disco de estréia, “Life in cartoon motion”, que me surpreendeu pela quantidade de canções que seriam um sucesso avassalador nas rádios daqui ou de qualquer parte do Mundo.

O rapaz em questão é Libanês, nascido em Beirute e radicado na Inglaterra, dono de um timbre de voz bem peculiar, que de imediato nos faz associá-lo ao Freddie Mercury. Isso fica bem perceptível logo na primeira faixa do disco, “Grace Kelly”.

Em seguida, notamos que a semelhança não fica só por aí. “Lollipop” é a música mais comercial do álbum e tem a cara de algum hit perdido do George Michael.

Apesar de estas duas referências parecerem desconexas, vale lembrar que o George Michael já se apresentou com o Queen e sua interpretação foi considerada de uma fidelidade impressionante.

Já em “Love Today”, o falsete de Mika chega a lembrar o Prince, cantando sobre uma base de Disco Music e outras canções soam como se o Elton John estivesse surgindo agora e fosse o vocalista do Scissor Sisters.

Outra música que deve estourar nas paradas é “Big girls you are beautiful”, com o refrão mais chicletudo dos últimos tempos.

Se por um lado o álbum peca pela a falta de originalidade, por outro impressiona pelo potencial radiofônico, um material de elevado teor pop dançante de primeiríssima qualidade, capaz de embalar muitas festas ao redor do planeta.

Se ainda resta um fio de esperança na Pop Music atual, Mika está pendurado em uma de suas extremidades.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?