domingo, novembro 18, 2007

 

A minha Bíblia


1001 discos para ouvir antes de morrer é uma publicação de 960 páginas, que faz uma seleção comentada por 90 críticos internacionais, dos melhores álbuns gravados desde os anos 50 até a atualidade.
Muito mais do que um guia de compras, o livro permite aos musicadictos saciarem seu vício por conhecer artistas e discos que possam integrar a trilha sonora de suas vidas.
Numa época em que se tornou muito fácil pegar músicas gratuitamente na Internet, onde um universo quase que ilimitado de artistas estão à disposição do internauta a apenas um clique no mouse, ter boas referências já é uma grande vantagem.
Desde os grandes ídolos como Elvis e Sinatra, aos nomes mais obscuros como The Monks (não confunda com The Monkees) e The Bees, percorrendo os mais diversos estilos do Blues ao Heavy Metal, da Soul Music à Psicodelia, de Miles Davies a Dead Kennedys, o supra sumo da produção musical está contida nas páginas desse livro, organizado em ordem cronológica dos lançamentos.
Quando o encontrei na prateleira de uma livraria e comecei a foleá-lo, percebi que muitos discos eu já conhecia, faziam parte dos meus preferidos, mas que ainda tinha muito mais para conhecer e acabei não resistindo à tentação de comprá-lo.
Além das dicas, que são devidamente contextualizadas historicamente, a repercussão de cada lançamento em sua época, ainda há fotos raras e impagáveis, como a do Iggy Pop em uma de suas apresentações alucinadas com os Stooges, sendo erguido pelo público de seu show, com seu jeans todo rasgado, sem camisa e com uma expressão de total lisergia em seu rosto.
Agora, que estou prestes a completar 37 anos e sinto a vida entrando na sua contagem regressiva, percebo que ainda estou longe de ter ouvido todas essas obras sensacionais selecionadas em 1001 discos para ouvir antes de morrer.
Só espero ainda viver muito para poder conhecer boa parte delas, pois para mim, descobrir um disco que seja muito bom de se ouvir e que posteriormente se torne marcante em minha vida, é uma das coisas que mais me dá prazer e me deixa feliz. Por essa perspectiva muito particular, considero esse livro um manual de auto-ajuda.

Título: 1001 discos pra ouvir antes de morrer
Editora: Sextante
Autor: Robert Dimery
Páginas: 960
Preço médio: R$ 60

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?