segunda-feira, junho 16, 2008

 

Disco Essencial - Ogdens' nut gone flake/The Small Faces (1968)


Em 1968, o mundo vivia a “ressaca” do verão do amor, embalado pela trilha sonora de Sgt. Pepper’s dos Beatles.
Foi nesse ambiente inóspito de fim de festa, que os ingleses do The Small Faces conceberam um álbum genial, considerado a sua obra-prima.
Ogdens’ nut gone flake marcava uma ruptura da banda com a estética Mod, gênero no qual eram um dos grupos mais representativos, ao lado do The Who e The Kinks, para mergulhar de cabeça no universo da Psicodelia, em canções cheias de sofisticação e com uma produção requintada.
Mantendo distanciamento do discurso pacifista e da filosofia “flower-power” dos grupos de São Francisco, esses Britânicos enveredaram-se por uma outra forma de expressão em sua música, experimentando sons mais lisérgicos, com temas que variam da comédia de costumes ao absurdo e fantástico, que caberiam bem num filme do Monty Python.
Esse álbum encaixa-se perfeitamente naquele velho formato dos discos de vinil, onde o Lado A e o Lado B tem características bem peculiares e distintas um do outro.
Para dar a tônica do disco, logo em sua abertura tem a faixa-título, um rock instrumental com um arranjo grandioso, criando o clima para o que viria a seguir, com “Afterglow”, que tem uma introdução preguiçosa e aos poucos vai se encorpando até ganhar contornos de um mini-épico, com apenas três minutos e meio de duração.
Em faixas como “Rene” e “Song of a Baker”, percebe-se a evolução musical atingida pelo grupo, com um conjunto instrumental bem resolvido, arranjos consistentes e vocais elaborados.
“Lazy Sunday” finaliza o Lado A com muito bom humor, satirizando um passatempo típico da juventude inglesa: Passar as tardes ensolaradas de domingo “viajando” e curtindo os prazeres do ócio.
No entanto, é no Lado B que o álbum reserva o melhor da festa. Uma miniópera-rock lisérgica, com 6 peças musicais distintas, que transcorrem unidas pelo fio condutor da narração do comediante Stanley Unwin, garantindo momentos cômicos impagáveis para quem conseguir sacar a sua linguagem “cockney”.
Esse musical conta a saga de “Hapiness Stan”, um personagem que viaja ao lado escuro da Lua e encontra todo tipo de seres inimagináveis em situações para lá de absurdas.
Apesar de todas essas maluquices, Ogdens’... não é daqueles discos que impressionam somente nas primeiras audições e depois se tornam cansativos ao ouvinte, ao contrário, cada vez que se ouve novamente ele fica mais instigante e deixa a sensação de ser um álbum clássico, de grande valor histórico, mesmo não tendo a repercussão merecida na época.
Baixe e boa viagem:
http://rapidshare.com/files/7042981/Ogden_s_Nut_Gone_Flake.rar.html

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?