domingo, junho 01, 2008

 

Outros sons dos mesmos caras


É no mínimo curioso ver como alguns artistas conseguem produzir algo bem diferente em seus projetos paralelos do que costumam fazem em suas bandas “oficiais”.
O mais curioso ainda é quando a banda muda o nome e resolve lançar um disco, mas mantendo a mesma formação, ainda que faça um trabalho que em (quase) nada lembre a sonoridade de sua banda original.
Esse é o caso do Foxboro Hot Tubs, que nada mais é do que os caras do Green Day tocando um rock de garagem com uma roupagem de banda dos anos 60, levemente acentuado pelo peso em algumas faixas, e em outras resgatam aquela aura de inocência que revestia os grupos sixties.
O álbum começa com a faixa título “Stop Drop and roll”, que presenteia o ouvinte com um rock garageiro, retrô, direto e certeiro, como apenas o Eagles of Death Metal consegue fazer hoje em dia.
Na seqüência vem “Mother Mary”, uma faixa no melhor estilo neo-rockabilly dos Stray Cats, mas com uma linha de baixo que chega a lembrar o The Jam, onde também se destacam os backing vocals cheios de “uuuuu” e “papara parara”.
Até aqui, o vocal está tão disfarçado que não dá para perceber que é o Billy Joe cantando, até começar a terceira faixa “Ruby room” , essa até lembra o seu famoso grupo, mas camuflado por um teclado vintage e por aqueles mesmos backing vocals indefectíveis.
“Red tide” é a baladinha diferente de tudo o que Billy Joe e sua trupe já fizeram até hoje, apesar de já terem gravado baladas no Green Day, essa resgata a tal da inocência da década de sessenta, dos bailinhos em que os casais dançavam colados um no outro e dali surgia uma grande chance de começar um romance.
Assim segue o álbum, recheado de rockões cheirando a mofo, de quem bebeu na fonte dos Kinks, Troggs, Sonics e Kingsmen, seguindo os mesmos padrões da época, desde a concepção da arte da capa, deixando um gostinho nostálgico até mesmo para quem não viveu naqueles anos dourados do rock’n’roll.
Destaque também para “Highway 1”, “Sally” e “Alligator” , que poderiam facilmente entrar na coletânea “Nuggets” caso tivessem sido gravadas na década de 60.

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