terça-feira, outubro 14, 2008

 

Banzé! Renovação saudável com “Antes da queda”


O trio paulistano Banzé! lança seu novo CD “Antes da queda” e passa com louvor pela prova de fogo do segundo disco.
Se no trabalho de estréia o Banzé! mostrou competência para criar um Pop Rock de qualidade, porém um pouco pasteurizado, carecendo de um certo "punch" adicional, nesse novo álbum o que mais impressiona é a evolução da banda, que deu um tremendo salto de qualidade, não apenas no aspecto sonoro, mas também nas composições que, se aprofundam em temas mais complexos, numa clara demonstração de amadurecimento.
A parceria de Thadeu Meneghini com Adalberto Rabelo (do grupo Numismata) rendeu ótimas letras que retratam paisagens urbanas tipicamente paulistanas, e parece exorcizar as neuras de seus habitantes, como a ganância, o consumismo descontrolado, a violência, o trânsito, a poluição, entre outros sintomas da louca vida nessa grande metrópole.
Quanto ao quesito instrumental, a banda está muito bem resolvida. O baterista Loco Sosa (Los Pirata) assumiu as baquetas, acrescentando mais peso ao trio, enquanto que a guitarra e o baixo ganharam uma sonoridade mais crua e o bom vocal de Thadeu Meneghini está mais incisivo, quase gritado em algumas músicas.
A faixa título reflete bem essa guinada do Banzé!, rumo a um indie rock mais atual e encorpado, que oscila entre a calmaria e a explosão, de refrão forte, com trejeitos grunge.
Há momentos que remetem ao rock direto e pesado do Queens of the Stone Age e Foo Fighters, como nas ótimas “Infausto” e “Um homem sem qualidades”.
O lendário guitarrista Wayne Kramer do grupo norte-americano MC5, empresta sua guitarra na emblemática “Tragam-me a cabeça de Lester Bangs”.
“Boca do Lixo”, de autoria de Tatá Aeroplano (Jumbo Elektro), tem versos polêmicos e expõe as feridas da sociedade moderna.
Outra que merece destaque é “Chave mestra”, que descreve a sensação de alguém muito à vontade numa cidade que se esvaziou por causa de um feriado.
“Vai pra rua” é uma faixa que ficou de fora do clássico “Cabeça dinossauro” dos Titãs, e foi cedida ao Banzé!, que soube aproveitar bem essa oportunidade e registrou uma versão empolgante, para fechar o álbum com chave de ouro.
Desde já, esse disco de acentuado teor Pop, no melhor sentido da palavra, deve facilmente figurar entre os melhores de 2008 e atesta o talento de uma banda que está pronta para o sucesso, mas não aquele sucesso comercial fácil e descartável, mas aquele que vem com o reconhecimento pelos méritos.

E o melhor de tudo: “Antes da queda” pode ser baixado gratuitamente no site www.mondo77.fm/banze

Comments:
Duas coisas; ótimo o surgimento de bandas como o Banzé que de fato, pensa em algo renovador nesse cenário. Outra; Ter um cara como o Reverendo para ficar atento a tudo isso. òtimo texto Tadeu, sempre bom passar aqui...

Abraço
 
Oi Tadeu,
tudo bem?
Sou da Phonobase Music Services, empresa que lançou o disco “Pareço Moderno” do Cérebro Eletrônico.
Seguinte: estamos disponibilizando somente em blogs amigos um EP Virtual com 8 músicas (3 do disco, 1 ao vivo e 3 remixes) e queria saber se você tem interesse. Se topar, me avise pelo blog@phonobase.com aí te passo o link, capa, encarte, etc.
Obrigado!
Abs.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?