sábado, outubro 25, 2008

 

Relespública volta mais pop e otimista com Efeito Moral


A banda curitibana Relespública que está prestes a completar 20 anos de existência, chega a seu quarto álbum de estúdio, Efeito Moral.
O que se nota em seu novo lançamento é uma leve mudança da banda, apontando para um rock muito mais acessível ao grande público, bastante polido e com boas chances de catapultá-los do underground ao mainstream.
Isso quer dizer que a Relespública está soando mais pop? Sim, está! Mas eles perderam aquela essência rock’n’roll que sempre tiveram? Não!
A aposta do Trio formado por Fábio Elias (guitarra/vocal), Ricardo Bastos (baixo) e Moon (bateria), continua sendo o rock “old school”, com suas influências intrínsecas, que vão do Mod do The Who aos veteranos brasileiros Tutti-Frutti e Ira!, revestido por uma nova roupagem e com uma produção mais polida, que deixa tudo no ponto exato para tocar nas melhores rádios rock do país.
As mensagens de otimismo e esperança em várias músicas podem soar ingênuas nesses tempos de incredulidade, mas é uma visão “romântica” do velho roqueiro que ainda acredita nos ideais de paz e amor e que não desiste nunca de seus sonhos. “Nós estamos aqui” expressa bem esse sentimento e dá o tom do disco já na faixa que abre o álbum.
“Dê uma chance pro amor” aproveita o velho mote entoado por John Lennon que pedia por paz, agora clamando pelo amor de uma garota, num clima de Rockão festeiro, inspirado nos bons tempos de Rita Lee com o Tutti-Frutti.
Samuel Rosa faz um dueto com Fábio Elias na faixa “Tudo o que eu preciso”, mais uma canção que exalta as coisas belas e essenciais da vida, com letra fácil de cantar, declaradamente inspirada nas músicas de “Carrossel”, considerado um dos melhores trabalhos do Skank.
Mas nem tudo são flores em Efeito Moral...O discurso bicho-grilo dá lugar às críticas de cunho político-social, demonstrando o inconformismo com a atual situação do país na contestadora “Não seja otário não”.
“Homem Bomba” também traz à tona o lado mais punk da banda, um verdadeiro petardo sonoro no melhor estilo The Clash, enquanto discursa sobre o caos reinante no mundo contemporâneo.
Ainda há espaço para divagações existencialistas em “S.O.S.” e a preocupação com o Meio-Ambiente, em “Tema pela Terra”, uma deliciosa baladinha folk levada ao violão.
Mas “Catavento” é sem dúvida um dos pontos altos do disco. E não é nada mais do que uma canção de amor, mas com o diferencial de soar como a banda que mais está impregnada nos genes da Relespública: The Who.
“Se tenho você” é Ira! total, cuspido e escarrado. Dá até para imaginar o Nasi cantando seus versos, com o Scandurra fazendo os backing vocals no refrão de fácil assimilação. Inclusive o próprio Nasi é fã declarado da Relespública e escreveu um depoimento passional, que está no Myspace da banda, onde todas as faixas de Efeito Moral podem ser ouvidas. Acesse lá e confira: www.myspace.com/relespublica, ou se preferir acesse o site da banda www.relespublica.com, com 3 faixas disponíveis para download.
Para quem ainda acredita em seus sonhos, num mundo melhor e no bom e velho rock’n’roll, a Reles manda seu recado: “...Não se preocupe nós estamos aqui para tentar realizar seu sonho”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?