domingo, novembro 30, 2008

 

Dobradinha garageira - Mudhoney x Eagles of Death Metal



Dois lançamentos de duas bandas com grande representatividade do atual Garage Rock norteamericano.
Primeiro, vou falar dos veteranos de Seattle, que completaram 20 anos de estrada e atendem por Mudhoney, com seu mais novo trabalho que leva o irônico título de "The lucky ones". Essa auto-ironia é característica da banda que foi uma das pioneiras no que se convencionou chamar de Grunge, mas que o mundo somente viria a conhecer mais tarde quando o Nirvana estourou com seu clássico álbum Nevermind.
O Mudhoney sempre se manteve na "segunda divisão" das bandas de Seattle, jamais conseguindo o sucesso comercial de um Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden ou Alice in Chains, mas sempre foi uma das bandas mais respeitadas e íntegras de sua geração, fazendo o que mais gosta: Rock visceral em estado bruto, pesado, garageiro e gritado. Daí a ironia do título do novo CD "Os sortudos": Enquanto a maioria das bandas citadas não existe mais, o Mudhoney resistiu bravamente nessas duas décadas e ressurge com um álbum cheio de vitalidade, com o pique de banda estreante.
Porradas certeiras como a faixa de abertura "I'm now", a faixa título "The Lucky ones", ou na urgente "New meaning", Mark Arm e seus escudeiros despejam riffs sujos, cheios de feedback, fuzz e wah wahs e resgatam a sonoridade de bandas como Stooges e MC5 e até mesmo do velho Black Sabath, na arrastada "We are rising", consagrando-os como os mestres da estética garageira.
Baixe o novo CD em http://www.zshare.net/download/112149336afa4712/

Outra banda que segue essa linha garageira, porém rezando na cartilha dos Rolling Stones setentista, é o grupo californiano Eagles of Death Metal, que chega ao terceiro disco, intitulado "heart on".
Tendo um frontman carismático e irreverente como Jesse Hughes (Guitarra e voz) e o ilustre Josh Homme (Queens of the stone age) que aqui assume muito bem a função de baterista, o Eagles presenteia os amantes do mais puro rock'n'roll, com um som despretensioso, soando retrô, mas sem parecer datado.
"Anything 'cept the truth" deixa claro na abertura do álbum o que o ouvinte vai ter pela frente. Um rock direto, com refrões marcantes, reforçado por backing vocals femininos no melhor estilo do velho Stones.
"Wanna be in L.A." é o primeiro single, com uma levada sutilmente dançante e mantém o clima roqueiro e festivo do disco.
E "Heart on" avança com essa mesma pegada, com destaque para a ótima "(I used to coldn't dance) Tight pants", a quebrada "High voltage" e as Stonianas "Heart on" e "Cheap Thrills".
Um bom disco que coloca o Eagles of Death Metal no panteão das bandas que melhor expressam a essência do Rock'n'Roll na atualidade, sem truques, malabarismos ou firulas. I know, It's only rock'n'roll but I like it...

http://rapidshare.com/files/158920225/Eagles.of_Death.Metal_-.Heart_OnINSANE.rar

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?